sábado, 27 de março de 2010

Resposta A

A Psicologia do desenvolvimento é a área das Ciências Humanas que mais se dedica ao estudo do desenvolvimento humano, tendo como objecto de estudo as etapas do ciclo de vida, denominadas estádios de desenvolvimento.
Este desenvolvimento apresenta-se como um processo complexo que tem início no momento da sua concepção e evolui ao longo de todo o ciclo de vida, sendo resultado de múltiplos factores (psicológicos, biológicos, sociais e culturais) os quais sofrem algumas mudanças que vão surgindo ao longo da vida do indivíduo.
Estas mudanças são progressivas, contínuas e cumulativas que resultam de uma crescente reorganização interna.
No estudo do desenvolvimento humano surge uma questão primordial que diz respeito à interligação do meio com a hereditariedade, a qual deu origem as teorias mais relevantes para tentar explicar o desenvolvimento humano, estas teorias são: psicanalíticas, behaviorista, cognitivista e humanista, ás quais têm características e métodos de estudo diferentes.
A questão fundamental é que o estudo do desenvolvimento humano nunca está completo, ou seja, esta em constante actualização.

Resposta B

1. Segundo Jean Piaget, o que nos distingue dos outros animais é a nossa capacidade de raciocínio e o desenvolvimento cognitivo. Para que surja este desenvolvimento existem dois aspectos fundamentais: o processo de conhecer e os estádios de desenvolvimento pelos quais passamos e pelos mecanismos específicos de adaptação, assim, o que explica estes ritmos de desenvolvimento são os estádios de desenvolvimento, embora, sejam diferentes de indivíduo para indivíduo.
O desenvolvimento humano progride de um estádio simples para um estádio mais complexo e do geral para o específico. No caso da criança de dois anos, estamos perante o desenvolvimento sensorimotor. Neste estádio de desenvolvimento, a criança evolui de uma situação puramente reflexa até a diferenciação do mundo exterior em relação a si própria.

2. Henry Goddard foi um psicólogo americano proeminente e forte defensor da eugenia que realizou diversos estudos sobre o grau de inteligência do ser humano.
Após o estudo da genealogia efectuado a duas linhagens de dois ramos da família Kallikak, tentou provar que no desenvolvimento humano a hereditariedade é o factor mais importante.

3. Na frase de Watson: “Dêem-me um bebé e eu farei dele o que quiser, um ladrão ou um juiz, um pistoleiro ou um médico…”, este está a pôr em prática a sua corrente behaviorista ou comportamentalista, a qual defende a ideia de que o comportamento de um individuo varia de acordo com os estímulos provenientes do ambiente onde está inserido, ou seja, a criança irá reagir consoante a forma que é educada. Despreza a hereditariedade.

4. Os defensores da hereditariedade, relativamente a esta criança argumentariam que o desenvolvimento do ser humano depende apenas do código genético recebido que resulta de um processo fisiológico, no qual a hereditariedade actua após o nascimento (maturação), e que o meio em torno do sujeito torna-se irrelevante.
Em relação aos defensores do meio, estes diriam que os factores do meio são os elementos primordiais no desenvolvimento humano e que a influência genética é subvalorizada.


5. Na minha opinião, qualquer uma das abordagens apresentadas tem influência no processo de aprendizagem, uma vez que estão interligadas dando origem à abordagem interaccionista, a qual valoriza quer os factores hereditários, quer os valores contextuais e de aprendizagem. Segundo Piaget e Erikson, existe uma co-importância do meio e da hereditariedade no desenvolvimento humano, no entanto, prevalece a nature (relacionada com factores hereditários).

6. Nesta questão enumero as afirmações colocadas e a frente coloco o meu grau de concordância:
6.1. Concordo; 6.2. Concordo muito; 6.3. Concordo; 6.4. Discordo muito; 6.5. Discordo; 6.6. Concordo.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Psicologia

Ciência positiva dos factos psíquicos, quer estudados subjectivamente (factos de consciência), quer objectivamente (factos de comportamento). Conjunto dos traços de carácter de um indivíduo ou de um grupo de indivíduos com aptidão particular para compreender os outros e a si mesmo.
Disponível na www: http://www.infopedia.pt/pesquisa-global/psicologia [Consultado a 2010-03-17 às 16h 00m].
A Psicologia por sua vez, tem como sub-domínios de estudo e de intervenção a psicologia clínica, psicologia do desenvolvimento, psicologia Infantil, psicologia educacional, entre outros.

Uma vez que o meu objectivo seria trabalhar com crianças, destaco a psicologia do desenvolvimento, infantil e educacional.

Psicologia do Desenvolvimento

A Psicologia do Desenvolvimento (ou Psicologia Desenvolvimental) estuda as mudanças no pensamento e no comportamento que ocorrem ao longo de todo o ciclo de vida humano preocupando-se não só em identificar estas mudanças mas também em descobrir os motivos pelos quais estas mudanças ocorrem, e como ocorrem. Os especialistas, desta vertente da psicologia, procuram compreender os processos do desenvolvimento pré-natal e pós-natal, ou seja, o desenvolvimento do nosso comportamento ao longo da vida.

Video Desenvolvimento Infantil

http://www.youtube.com/watch?v=aFpkV3n1l88

Estádio de Desenvolvimento

Jean Piaget (Neuchâtel, 9 de Agosto de 1896 – Genebra, 16 de Setembro de 1980) foi um epistemólogo suíço, considerado o maior contribuidor para a psicologia do desenvolvimento, segundo este, no processo do desenvolvimento cada criança se desenvolve através de três estádios fundamentais:
Sensorimotor – que vai do nascimento aos 2 anos de idade. Neste estádio a criança evolui de uma situação puramente reflexa até a diferenciação do mundo exterior em relação a si própria.
Operações Concretas – estende-se dos 2 aos 11 anos de idade e subdivide-se em pensamento pré-operacional (2 a 7 anos) e pensamento operacional concreto.
Operações Formais – de 11/12 até 14/15 anos. Período no qual o adolescente ajusta-se à realidade completa da sua actualidade, mas também é capaz de lidar com o mundo das possibilidades.


Disponível na www: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean Piaget#Biografia
[Consultado a 2010-03-17 às 16h 00m].Disponível na www:
http://pt.shvoong.com/books/1857536-jean-piaget-desenvolvimento-da-intelig%C3%AAncia/. [Consultado a 2010-03-17 às 16h16m].

Psicologia Educacional

A Psicologia Educacional (ou Psicologia da Educação) consiste na aplicação da psicologia e dos métodos psicológicos ao estudo do desenvolvimento, da aprendizagem, da motivação, da instrução, da avaliação e temáticas associadas que influenciam a interacção entre o ensino e a aprendizagem.

Psicologia Infantil

A Psicologia Infantil (também designada de Psicologia do Desenvolvimento da Criança) concentra-se sobretudo no crescimento e desenvolvimento da criança e nas mudanças que ocorrem nas diversas áreas (incluindo as áreas física, cognitiva, emocional e social).