sábado, 27 de março de 2010

Resposta B

1. Segundo Jean Piaget, o que nos distingue dos outros animais é a nossa capacidade de raciocínio e o desenvolvimento cognitivo. Para que surja este desenvolvimento existem dois aspectos fundamentais: o processo de conhecer e os estádios de desenvolvimento pelos quais passamos e pelos mecanismos específicos de adaptação, assim, o que explica estes ritmos de desenvolvimento são os estádios de desenvolvimento, embora, sejam diferentes de indivíduo para indivíduo.
O desenvolvimento humano progride de um estádio simples para um estádio mais complexo e do geral para o específico. No caso da criança de dois anos, estamos perante o desenvolvimento sensorimotor. Neste estádio de desenvolvimento, a criança evolui de uma situação puramente reflexa até a diferenciação do mundo exterior em relação a si própria.

2. Henry Goddard foi um psicólogo americano proeminente e forte defensor da eugenia que realizou diversos estudos sobre o grau de inteligência do ser humano.
Após o estudo da genealogia efectuado a duas linhagens de dois ramos da família Kallikak, tentou provar que no desenvolvimento humano a hereditariedade é o factor mais importante.

3. Na frase de Watson: “Dêem-me um bebé e eu farei dele o que quiser, um ladrão ou um juiz, um pistoleiro ou um médico…”, este está a pôr em prática a sua corrente behaviorista ou comportamentalista, a qual defende a ideia de que o comportamento de um individuo varia de acordo com os estímulos provenientes do ambiente onde está inserido, ou seja, a criança irá reagir consoante a forma que é educada. Despreza a hereditariedade.

4. Os defensores da hereditariedade, relativamente a esta criança argumentariam que o desenvolvimento do ser humano depende apenas do código genético recebido que resulta de um processo fisiológico, no qual a hereditariedade actua após o nascimento (maturação), e que o meio em torno do sujeito torna-se irrelevante.
Em relação aos defensores do meio, estes diriam que os factores do meio são os elementos primordiais no desenvolvimento humano e que a influência genética é subvalorizada.


5. Na minha opinião, qualquer uma das abordagens apresentadas tem influência no processo de aprendizagem, uma vez que estão interligadas dando origem à abordagem interaccionista, a qual valoriza quer os factores hereditários, quer os valores contextuais e de aprendizagem. Segundo Piaget e Erikson, existe uma co-importância do meio e da hereditariedade no desenvolvimento humano, no entanto, prevalece a nature (relacionada com factores hereditários).

6. Nesta questão enumero as afirmações colocadas e a frente coloco o meu grau de concordância:
6.1. Concordo; 6.2. Concordo muito; 6.3. Concordo; 6.4. Discordo muito; 6.5. Discordo; 6.6. Concordo.

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