sábado, 1 de maio de 2010

Factores de protecção ao desenvolvimento infantil:

Neste mesmo artigo podemos encontrar outros entendidos nesta matéria que nos ajudam a compreender melhor os factores de protecção. Segundo Garmezy (1985), existem três categorias de factores de protecção que são: a) atributos disposicionais da criança (actividades, autonomia, orientação social positiva, auto-estima, etc); b) características da família (coesão, afectividade e ausência de discórdia, negligência, etc); e c) fontes de apoio individual ou institucional disponível para a criança e a família (relacionamento da criança com as pessoas fora da família, suporte cultural, etc.).
Para Bee (1995), a família pode ser destacada como responsável pelo processo de socialização da criança, uma vez que, esta adquire comportamentos, habilidades e valores apropriados e desejáveis à sua cultura. [No que diz respeito aos factores de protecção ao desenvolvimento, a família é o pilar mais importante para a criança/adolescente, uma vez que, se existir um bom funcionamento familiar, onde haja comunicação, disciplina e valores familiares, a criança sente-se protegida e segura].
Rae-Grant, Thomas, Offord e Boyle (1989) salientam outros factores não menos importantes para as crianças. É o caso dos factores familiares favoráveis (o suporte dos pais, a proximidade da família e um ambiente de regras adequados) e os factores da comunidade (os relacionamentos que as crianças apresentam com outros adultos, assim como com instituições com as quais elas mantenham contacto).
A Associação Americana de Psicologia (APA), destaca alguns factores associados a “resiliência”, que podemos referir: a) relacionamento positivo com um adulto; b) ambiente familiar positivo e c) inteligência emocional, embora não seja necessário estes factores para que o adolescente se torne resiliente frente às adversidades.
Pode-se referenciar a criança com idade acima dos cinco anos, como uma característica associada a baixo risco de resultados negativos. (Hughes et al., 2001).
Para finalizar esta ficha de leitura, podemos mencionar como principais factores de protecção familiar, que possam promover comportamentos saudáveis: - um relacionamento positivo entre pais e crianças; métodos positivos de disciplina e supervisão, entre outros. O suporte familiar saudável é sempre o mais importante no desenvolvimento infantil.

Sem comentários:

Enviar um comentário